Kauã Rodrigues / Kauã Ferrovias
CPTM

Com futuro incerto, trens da série 3000 são movimentados entre pátios

Os cinco trens da série 3000, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estão fora de operação desde 2021. As composições, fabricadas por um consórcio formado pela Siemens, SGP e Mitsui, transportaram passageiros na Linha 10-Turquesa nos últimos anos.

Algumas dessas composições foram encaminhadas ao Pátio da Lapa, conforme registros de Kauã Rodrigues (Kauã Ferrovias) e Kauã Henrique (Kauã Henrique Ferrovia) Os trens estavam no pátio da Luz.

Kauã Henrique

Ainda não está definido qual será o destino das composições, conhecidas pelo som característico que emite, comparado a uma sinfonia. Alguns diretores da operadora chegaram a afirmar que os veículos seriam desativados, por não ser viável uma eventual reforma.

Kauã Rodrigues / Kauã Ferrovias

No entanto, um artigo do site Metrô/CPTM informou que a CPTM está estudando a remobilização dos trens. “A CPTM realiza um estudo de viabilidade técnico-financeira para a remobilização dos cinco trens da série 3000″, afirmou a empresa em comunicado ao site.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus