A capital paulista permanece na última posição entre as grandes cidades da América do Sul no que se refere à frota de ônibus elétricos, quando comparada por país. Bogotá, por exemplo, conta atualmente com 1.486 veículos elétricos, enquanto Santiago possui mais de 2.000.
Meta não cumprida
A meta da atual gestão era atingir ao menos 2.600 ônibus elétricos até o final deste ano. No entanto, segundo nota enviada ao Via Trolebus pela SPTrans, empresa responsável pela gestão do sistema de transporte por ônibus na cidade, “atualmente, 424 veículos movidos a energia elétrica compõem a frota do sistema de transporte coletivo, dos quais 223 são a bateria e 201 são trólebus.”
Novos ônibus podem ser adicionados
Apesar de a meta estar longe de ser cumprida, há a possibilidade de que novos veículos sejam incorporados à frota nos próximos meses. Nesta segunda-feira, a atual gestão liberou R$ 170 milhões para a compra de ônibus elétricos pelas empresas Campo Belo, Metrópole, Movebuss, Norte Buss, Pêssego, Transcap e Transpass.
Desafios na eletrificação
A eletrificação da frota enfrenta obstáculos, principalmente devido a um impasse entre o prefeito Ricardo Nunes e a concessionária de energia Enel. Em março deste ano, o atual prefeito, que busca a reeleição, chegou a afirmar que processaria a empresa e questionou a capacidade da Enel de realizar a eletrificação das garagens.