VLT

CAF vai fornecer VLT para Bolonha e Roma

A CAF irá fornecer e manter uma frota de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para a rede em construção em Bolonha, além de atender à operadora de transporte de Roma.

Os contratos, anunciados em 8 de outubro, têm um valor total aproximado de € 200 milhões.

A CAF foi a única participante da licitação em Bolonha, cuja construção conta com financiamento parcial do Fundo de Recuperação e Resiliência da União Europeia.

O pedido inicial consiste em € 130 milhões para 33 trens, com a opção de solicitar até 27 unidades adicionais ao longo de seis anos; as normas de aquisição permitem que até 20% a mais sejam encomendados, elevando o total para até 72 veículos.

Os VLTs bidirecionais da linha Urbos, fabricados pela CAF, terão 35 metros de comprimento e 2.400 mm de largura, com capacidade para acomodar até 225 passageiros, incluindo 68 assentos e duas áreas reservadas para pessoas com deficiência.

Em Roma, a ATAC acionou a primeira opção para adquirir mais 20 VLTs, de acordo com um acordo firmado em 2023, que também incluiu um pedido firme de € 130 milhões para 40 bondes da linha Urbos. Existem opções para mais 81 unidades, o que poderia aumentar o valor total para mais de € 400 milhões. Os trens serão equipados com OESS e o contrato inclui cinco anos de manutenção. Os novos VLTs da CAF substituirão os antigos carros Stanga e também irão operar em novas linhas planejadas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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