Brasileiros estiveram na InnoTrans 2024, a maior feira do setor ferroviário do mundo, e representantes da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) marcaram presença. Um dos destaques foi a presidente da empresa, Ana Claudia Nascimento e Sousa, que conversou com o Via Trolebus sobre o projeto do VLT de Salvador.
A ordem de serviço já foi emitida para o início das obras. “Esses consórcios já estão contratados desde a emissão da ordem de serviço em julho, em fase de mobilização, elaboração de projetos e implantação dos canteiros”, afirmou Ana.
Chegada dos VLTs
Os estados da Bahia e Mato Grosso firmaram um acordo para a transferência dos VLTs de Cuiabá para Salvador. Segundo Ana, “os trens estão em perfeito estado, mas não interessavam a eles, enquanto eram justamente o que interessava à Bahia.”
Os trens estão sendo enviados para Hortolândia, para a fábrica da CAF, no final do ano, para uma revisão. “Estão novos, mas vamos trocar o estofado e as borrachas.”
Ainda de acordo com a presidente da CTB, a partir de julho ou agosto de 2025, os trens começarão a ser transportados para a Bahia. “Portanto, acreditamos que no início de 2026 teremos o começo dos testes e do comissionamento em um trecho de 6 km.”
O VLT abrangerá três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, abrangendo os três lotes, é superior a R$ 5 bilhões. A previsão de entrega é para 2028.
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