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Monotrilho

Vigas são instaladas para permitir testes com trem da Linha 17

O Metrô deu início a uma nova fase nas obras da Linha 17-Ouro, com o levantamento e posicionamento das primeiras vigas no pavimento superior do Pátio Água Espraiada, de um total de 68. Esse avanço marca o início dos preparativos para a chegada das composições, que já começaram a desembarcar no Brasil.

A operação está sendo realizada com o auxílio de uma “treliça lançadeira”, equipamento constituído por estruturas metálicas utilizado para transportar, levantar e posicionar grandes estruturas, como vigas, pontes ou segmentos elevados. Esse sistema é especialmente projetado para movimentar peças pré-fabricadas em locais onde o uso de guindastes convencionais seria impraticável ou mais complexo.

Esta etapa é crucial para permitir que o trem, recentemente vindo da China e em fase final de montagem, possa circular pelo pátio de manutenção e acessar a via principal. A expectativa é de que essa fase seja concluída até dezembro deste ano.

A treliça lançadeira empregada, modelo 140/45, tem capacidade para mover vigas de até 140 toneladas, com um vão de 45 metros entre os apoios. O equipamento é formado por módulos de 10,8 metros de comprimento e 2,84 metros de altura. Ao todo, serão lançadas 68 vigas de diferentes tamanhos e pesos, com até 30 metros de comprimento e entre 90 e 110 toneladas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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