A Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul do Metrô, completará 50 anos no próximo ano, e esse ponto histórico deve ter seu movimento quadruplicado devido a uma nova integração com outra linha metroviária. A linha mais antiga do sistema será conectada à mais nova, a Linha 6-Laranja, que deve ser inaugurada entre 2026 e 2027.
Diferentemente do que ocorreu na Estação Santa Cruz, com a chegada da Linha 5-Lilás, a parada localizada no bairro da Liberdade terá suas plataformas ampliadas. As áreas nas extremidades das plataformas serão estendidas e receberão novas escadas rolantes.
Essas ampliações serão feitas por meio de escavações, o que exigirá a interdição de pistas da Avenida Liberdade. A cada etapa da obra, um dos sentidos da avenida será bloqueado.
O mezanino, que é o andar superior onde estão os bloqueios, o espaço onde as pessoas costumam combinar de se encontrar próximo às catracas, será completamente reformulado e ampliado. As salas técnicas serão realocadas para outro local. Com isso, o espaço será expandido e as catracas reposicionadas, além da instalação de novas escadas rolantes para facilitar o acesso dos passageiros.
É no mezanino que será construído o túnel de ligação com a Linha 6-Laranja, e a distância entre as duas estações será de aproximadamente 70 metros.
As salas técnicas, que serão transferidas para um novo edifício em construção. Atualmente, a concretagem da laje de fundo do prédio está em andamento.
Com todas essas reformas, a quase cinquentenária Estação São Joaquim passará de 6 mil metros quadrados para 9 mil metros quadrados, visando atender melhor os passageiros que utilizam a estação para acessar escolas, universidades, hospitais e o comércio local.
A previsão é de que a estação reformada seja entregue em 2026. Antes disso, o tatuzão, que está escavando a Linha 6-Laranja, passará por debaixo da via da Linha 1, ao sul da estação. Para monitorar esse trabalho, o Metrô instalou um equipamento topográfico, que analisa periodicamente o terreno e as áreas adjacentes à obra.
Veja o vídeo sobre as obras e nova conexão em nosso canal no YouTube: