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Trólebus de Seattle vão ganhar sistema inovador

O sistema de trólebus de Seattle está passando por uma modernização com a implementação de sistemas de carregamento que permitem a operação sem conexão contínua à rede elétrica.

A King County Metro encomendou à fornecedora Kiepe uma atualização das baterias e carregadores de até 170 trólebus, equipados com a tecnologia “In Motion Charging” (IMC), que permite o carregamento enquanto os veículos estão em movimento. Uma tecnologia semelhante será utilizada, por exemplo, nos trólebus que operarão no BRT-ABC, sistema de média capacidade em construção. No caso de São Paulo, os veículos serão carregados em trechos com rede elétrica e circularão sem conexão em outras partes do trajeto.

A tecnologia IMC possibilita que os ônibus elétricos percorram mais de 11 quilômetros sem conexão aos fios aéreos, segundo informações da fabricante.

A frota de trólebus da King County Metro, entregue entre 2014 e 2017 (modelos XT40 e XT60), receberá um novo pacote de baterias que substitui o sistema original de íons de lítio (ESS) de 26 kWh. O novo sistema oferece três vezes mais capacidade, permitindo uma operação mais longa sem a necessidade de fios. Além disso, o carregador de bateria aprimorado, agora três vezes mais potente, garante o uso eficiente da tecnologia IMC, de acordo com a Kiepe.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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