A Trensurb informou nesta segunda-feira (16), ter iniciado testes na semana anterior da operação com trens entre as estações Fátima, em Canoas, e Farrapos, em Porto Alegre.
A ação, que faz parte do plano de reconstrução das estruturas atingidas pela enchente, tem como finalidade avaliar a situação da via, equipamentos e possibilitar o mais breve possível a retomada neste trecho.
Além disso, as equipes de manutenção buscam encontrar possíveis variações e impactos, de forma a atuar na correção e não comprometer a segurança.
Os testes também focam no monitoramento do sistema de energia de tração, inclusive nos trechos mais afetados, como na capital.
Não foi fixada uma data, mas segundo Ernani Fagundes, diretor-presidente da Trensurb, a intenção é operar os trens o mais rápido possível até Farrapos, ligando esta estação até Novo Hamburgo.
“As equipes operacionais e de manutenção estão empenhadas em garantir a segurança, as condições da via e o controle eficiente do tráfego dos trens para a retomada até a Estação Farrapos”, afirmou