Monotrilho da Linha 17 Ouro entregue pela chinesa BYD. Na imagem, o véiculo é visto de uma das frentes na diagonal sobre o triho de testes que esta apoiado no piso de concreto. O veículo é branco com uma listra larga preta e uma mais fina azul ao longo de sua lateral. A extremidade da frente lembra a forma aerodinamica de um avião. Na lateral pode-se ver os logotipos do Metro de São paulo e do governo do estado de São Paulo. A foto é diurna.
Novo monotrilho da Linha 17 Ouro entregue pela chinesa BYD. 2024. Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo.
Monotrilho

Trem da Linha 17-Ouro termina montagem neste final de semana

O Governo de São Paulo atualizou o andamento do processo de montagem do primeiro trem para o monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô na capital.

A projeção é concluir os trabalhos no próximo final de semana e entregar o trem completo já encarrilhado, ou seja, na via viga do sistema, na segunda (30).

O trem da Frota N chegou ao Pátio Água Espraiada na Zona Sul na semana passada após ser transportado a partir do Porto de Santos.

Os cinco carros de passageiros foram colocados  sobre uma viga-guia para a unificação e cumprimento de todas as etapas de preparação antes dos testes, no processo de montagem envolvendo 20 pessoas.

Nesta etapa foi realizada a colocação das tubulações de ar comprimido e sistemas de detecção e extinção de incêndio, além da instalação dos jumpers, que são conectores dos circuitos eletrônicos do trem, para diversas funcionalidades, como iluminação, avisos sonoros, sinalização de abertura e fechamento de portas, câmeras de monitoramento e letreiros de informações dos carros.

A partir de outubro o trem pode já iniciar os testes estáticos e assim verificar se a composição atende os requisitos definidos pelo projeto do Metrô e depois disso, passar para os testes dinâmicos, ou seja, percorrendo parte da linha.

Cada trem terá a capacidade de transportar 616 passageiros em cinco carros no total, sendo 114 deles sentados. Suas medidas são 3,2 metros de largura e 60,8 metros de comprimento.

Sobre o autor do post

Willian Moreira

Via Trolebus