Os trens do VLT de Santos serão testados a partir de 16 de setembro, das 10h às 15h, sem passageiros. Na próxima semana, começará a etapa de validação operacional da segunda fase do VLT, no trecho entre Conselheiro Nébias e Valongo, no centro de Santos.
Esses testes são essenciais para garantir a segurança do sistema. Ao longo dos 8 km de extensão, o projeto passará, até 15 de setembro, por atividades de preparação e homologação das redes aéreas e da via permanente, por onde os trens circularão. A operação está prevista para começar no primeiro semestre de 2025.
Sob a expectativa de transportar 35 mil pessoas por dia, o novo trecho ligará a Linha 1 (a partir da estação Conselheiro Nébias) à Região Central, que passa por processo de revitalização.
Com oito quilômetros de extensão, a Linha 2 dos VLT contará com 14 estações, na proximidade de locais de interesse público, como o Mercado Municipal, o Poupatempo e o Terminal Valongo, onde haverá uma estação integrada com o transporte de ônibus. Todas as vias de percurso serão reurbanizadas.