Trabalhos de sondagem de solo foram observados na Mooca nos últimos dias, em preparação para uma nova linha de metrô que passará pela região: a Linha 16-Violeta, que ligará a estação Oscar Freire à Cidade Tiradentes.
As imagens enviadas pelo leitor Alex Matos mostram as atividades na Rua Jumana, entre as futuras estações Parque da Mooca e Paes de Barros:
O Metrô de São Paulo contratou uma empresa especializada para a “prestação de serviços técnicos de engenharia, com execução de investigações geotécnicas, sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas, a fim de subsidiar o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da Linha 16-Violeta.”
A empresa Dsoares Empreendimentos e Construções LTDA foi selecionada para realizar esses trabalhos em 2023, conforme anunciado no site do Metrô.
No entanto, no mês passado, a Acciona, principal construtora da Linha 6-Laranja, manifestou interesse em construir a Linha 16. A primeira fase seria entre as estações Oscar Freire e Regente Feijó, com a possibilidade de reutilizar os tatuzões da Linha 6.