InnoTrans 2024 TAV

Siemens Mobility leva trem bala a prova de deserto na InnoTrans

Um trem capaz de operar no deserto do Saara, sob temperaturas extremas de cerca de 50 graus, foi uma das estrelas da InnoTrans 2024, exibido no pátio ferroviário anexo ao evento. A composição, assim como todos os outros sistemas necessários, faz parte do portfólio da Siemens.

O modelo Velaro, destinado ao sistema ferroviário turnkey de 2.000 km, foi projetado especificamente para suportar as condições climáticas e arenosas do Egito. O trem é o primeiro dos 41 trens Velaro fabricados para o projeto turnkey multibilionário, fruto de um consórcio entre a Siemens Mobility, a Orascom Construction e a The Arab Contractors.

O Velaro Egypt, um trem de alta velocidade com oito carros, tem 200 metros de comprimento e conta com compartimentos de classe Business e Standard, além de um vagão-restaurante. Tem capacidade para 481 passageiros (479 assentos e dois espaços para cadeiras de rodas), oferece internet a bordo e tomadas elétricas. Telas de última geração fornecem aos passageiros informações ao vivo durante toda a viagem. O Velaro Egypt é a mais recente geração da plataforma Velaro, baseada no Velaro MS usado pela Deutsche Bahn na Alemanha. Ele incorpora um conceito de tração distribuída e foi projetado para atingir velocidades de até 250 km/h.

Soluções Integradas

Em entrevista ao Via Trolebus, Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility na América Latina, falou sobre o que os visitantes poderiam ver no grande estande da marca. Foi replicado em tamanho real um dos trens que a empresa vai fornecer para Munique. Dentro da composição, a gigante alemã apresentou em telas suas soluções de mobilidade, incluindo até mesmo um aplicativo para os passageiros.

“O tema é a digitalização e como ela pode ajudar a tornar o mundo mais sustentável, melhorar o transporte, torná-lo mais eficiente, moderno, e reduzir cada vez mais as emissões de carbono e o consumo de energia. Estamos expondo o mockup do nosso trem para Munique, um trem muito inovador em termos de tecnologia”, afirmou Andreas.

Havia também um setor dedicado aos sistemas de sinalização. “Os diferentes níveis do European Train Control System (ETCS), que em breve migrará para a nuvem, trazem muitos ganhos de eficiência, eliminando a necessidade de hardware específico. O benefício será ainda maior quando migrarmos para interfaces abertas, permitindo que empresas proponham aplicativos nessas interfaces, enriquecendo ainda mais o sistema.”

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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