A BYD já tem um cronograma para a entrega dos treze trens restantes para a Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que será operada em sistema de monotrilho. Os detalhes sobre a chegada das composições, que irão operar no trecho entre o Aeroporto de Congonhas, a estação Washington Luís e Morumbi, foram revelados em uma entrevista ao Via Trolebus, com Alexandre Barbosa, Diretor Global de Projetos da empresa, durante a InnoTrans 2024.
No início do mês, o primeiro trem chegou ao Brasil e, segundo Barbosa, já há previsão para a chegada da segunda composição.
“Agora começamos os testes, realizando todos os procedimentos com o segundo trem, que já está sendo liberado na China. A previsão é de que ele seja embarcado entre os dias 15 e 17 de outubro. Nossos engenheiros, juntamente com engenheiros do Metrô, estão na China para liberar o segundo trem e enviá-lo para o Brasil”, afirmou Alexandre Barbosa.
Quanto à chegada dos doze trens restantes, Barbosa informou ao Via Trolebus que a entrega deve ocorrer em 2025. “A partir de janeiro, teremos mais 12 trens. São 14 trens no total. A previsão é de entregar entre um e dois trens por mês. Nossa meta é que, até julho, todos os 14 trens estejam entregues.”
Ele também mencionou uma entrevista com o governador Tarcísio de Freitas, no podcast Inteligência LTDA, na qual o governador falou sobre as futuras expansões da Linha 17. O projeto original prevê a extensão do monotrilho até o Jabaquara, em uma extremidade, e até a estação São Paulo-Morumbi, na outra.
Ainda não está certo, no entanto, se a BYD será responsável por entregar os próximos trens. “Nós vamos participar e concorrer na nova licitação, mas isso não significa que eles irão necessariamente comprar os trens diretamente de nós.”
Sobre os testes na via, Barbosa completou: “Estamos com a expectativa de iniciar a operação do trem nos primeiros meses de 2025. Claro, ainda dependemos da conclusão de algumas obras, mas a previsão que estamos discutindo com o Metrô é de que, em janeiro ou fevereiro, o trem já esteja em operação.”