A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, anunciou que, a partir desta segunda-feira (30/09), começam a operar dois serviços de conexão do BRT na Zona Oeste da cidade, com paradas em pontos de ônibus convencionais: a linha 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’água – via Sepetiba) e a linha 68 (Bangu x Terminal Deodoro). No domingo (29/09), teve início a primeira fase de operação do novo Terminal Curral Falso, das 10h às 15h, com partidas para o Terminal Alvorada. A linha 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso) foi ativada, com saídas a cada 15 minutos.
A linha 28 atenderá principalmente o bairro de Sepetiba, ligando os terminais Curral Falso e Pingo D’água, no corredor Transoeste, em um trajeto de 17 km. O serviço fará 17 paradas em pontos de ônibus nas ruas, com intervalos de 10 minutos entre as saídas. Nesta fase inicial, tanto a linha 28 quanto o Terminal Curral Falso funcionarão no horário de entrepico, das 10h às 15h.
O serviço da linha 68 conectará o bairro de Bangu (Praça Horácio Hora) ao Terminal Deodoro, passando por locais como Praça das Juras, Vila Vintém e Fumacê. O trajeto de 11 km terá 10 paradas, com saídas a cada 10 minutos nos horários de pico. Este serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias.
Diferente dos modelos tradicionais do BRT, os veículos das linhas 28 e 68 contam com catraca interna para embarque nos pontos de ônibus convencionais, e não aceitam pagamento em dinheiro. As tarifas, operadas pela Mobi-Rio, só poderão ser pagas com os cartões Riocard e Jaé, ao valor de R$ 4,30, o mesmo praticado nos modais regulados pelo município.
Não haverá alterações no funcionamento dos demais serviços do corredor Transoeste que passam pela região, e os passageiros devem continuar utilizando as estações Cajueiros e Santa Veridiana.