Com as eleições para prefeituras em todo o Brasil, as propostas dos candidatos também estão em curso, e em algumas cidades, sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) são uma das apostas.
É o caso de Eduardo Pimentel (PSD), candidato à prefeitura de Curitiba, que promete a implantação de um sistema de transporte sobre trilhos.
Já o candidato do Novo à prefeitura do Recife, Tecio Teles, defende a implementação do modal “começando pelo Centro do Recife, para que possamos expandir para outras localidades do Recife”, afirmou.
Silas Feitosa, candidato à Prefeitura de Jundiaí pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), propõe o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como uma alternativa aos meios de transporte atuais.
Alberto Mourão (MDB), que busca novamente ser prefeito de Praia Grande, também fala sobre o sistema de transporte, mencionando a intensificação da parceria com o Governo do Estado para iniciar a ligação do VLT de São Vicente até Praia Grande.
Na maior cidade do Brasil, São Paulo, o atual prefeito, Ricardo Nunes, que busca a reeleição, apresenta o VLT como uma marca de sua gestão, destacando que a administração atual está conduzindo a contratação de estudos para a possível implantação do sistema no centro da cidade.