A via permanente da Linha 6-Laranja do metrô começou a ser instalados em um trecho já escavado do túnel, de acordo com uma publicação do governador Tarcísio de Freitas nas redes sociais. Esse trecho corresponde ao túnel de conexão entre o Pátio Morro Grande e a estação Brasilândia, cuja interligação foi concluída recentemente.
Além dos trilhos, está em andamento a instalação da via permanente no pátio, bem como da estrutura que sustentará a rede elétrica para alimentar os trens.
De acordo com o site da Linha Uni, o pátio Morro Grande está 67,59% concluído, enquanto a estação Brasilândia alcançou 62,60% de progresso. A expectativa é que o trecho entre Brasilândia e Perdizes esteja concluído em 2026.
Testes
Durante a apresentação do layout dos novos trens da Linha 6-Laranja, a concessionária Linha Uni informou que a primeira composição poderá ser testada até o final deste ano ou início de 2025. Segundo representantes da empresa, o primeiro trem, considerado o “cabeça de série”, está sendo fabricado e passará por uma série de testes na fábrica da Alstom, em Taubaté.
Após essa fase, a nova composição deve chegar ao Pátio Morro Grande por volta de meados de 2025 para iniciar os testes operacionais nas instalações da concessionária.