O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro finalmente chegou ao Pátio Água Espraiada na manhã deste domingo, 8 de setembro de 2024.
A composição, que foi fabricada na China, chegou ao Brasil em maio a bordo do navio “Kong Que Song”, que atracou no Porto de Santos.

A expectativa é que o trem seja montado nos próximos 30 dias e, em seguida, inicie os testes. Serão mais 13 trens iguais a este, que estão sendo produzidos pela BYD.
Cada composição é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade contam com 21 assentos cada e os intermediários têm 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para Pessoas com Deficiência (PCD). O trem possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).


A Linha 17-Ouro, cuja construção começou em 2012, enfrentou diversos contratempos, como paralisações nas obras e contratos sob judice, e tem previsão de entrega para 2026.
Veja imagens do novo trem chegando em São Paulo: