Metrô de São Paulo
Monotrilho

Primeiro trem da Linha 17 chega em pátio neste domingo

O Metrô de São Paulo informou ao Via Trolebus que neste sábado (7) dará início ao transporte do primeiro trem da Linha 17-Ouro, saindo de Santos rumo à capital paulista.

Após a conclusão do processo de liberação aduaneira, a composição, que veio da China, será colocada em carretas especiais para ser transportada até o Pátio Água Espraiada, na zona sul de São Paulo, com chegada prevista para domingo (8), às 6h.

O transporte pela serra do mar envolverá oito carretas: cinco para os carros (vagões) que compõem o trem, cada um pesando 16 toneladas, e três para os gangways, estruturas que conectam os vagões. O comboio percorrerá 70 km desde o Porto de Santos até o Pátio da Linha 17-Ouro, localizado na região da Avenida Jornalista Roberto Marinho. As carretas têm 30 metros de comprimento, mais de cinco metros de altura e três metros de largura. Aproximadamente 40 profissionais, entre gestores, motoristas, policiais e agentes de trânsito, estarão envolvidos na operação.

A viagem será realizada durante a madrugada de fim de semana, para minimizar o impacto no trânsito. A operação conta com o apoio da concessionária da Rodovia dos Imigrantes e, ao chegar aos limites de São Paulo, passará a contar com a assistência do órgão municipal responsável pelo trânsito.

Após a chegada no Pátio Água Espraiada, o processo de montagem do trem será iniciado e poderá levar até 30 dias, antes de começar os testes estáticos e dinâmicos nas vias já construídas no local.

No total, serão 14 trens produzidos pela BYD que operarão na Linha 17-Ouro, cuja conclusão das obras estruturais está prevista para o final de 2025. A linha deverá ser aberta ao público em 2026, ligando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus