O Governo de São Paulo informou, nesta quarta-feira (18), o atual progresso nas obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô, a cargo da Acciona e da Linha Uni.
Com o uso de duas tuneladoras escavando uma na direção norte e outra ao sul, 10 km de túneis estão completos e conectando 10 das 15 estações da fase um deste novo ramal.
De acordo com levantamento da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), ligada à Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), até o mês de agosto, 55,4% das obras já foram finalizados, com a estação Santa Marina sendo uma das mais avançadas, perto dos 70% dos trabalhos.
Essa parada na Zona Oeste contará com 28 metros de profundidade e três pontos de entrada/saída para os moradores da região: pela Avenida Santa Marina, Praça Dr. Pedro Corazza e Avenida Marquês de São Vicente.
Segundo a Linha Uni, mais sete estações ultrapassaram a metade do processo construtivo, são elas: Brasilândia (63,1%), João Paulo I (56,4%), Freguesia do Ó (51,6%), Água Branca (65%), Sesc Pompeia (53,5%), Perdizes (66,6%) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (48,1%).
Apelidada pelo Estado de Linha das Universidades, por passar perto de instituições de ensino, como Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove, recebe investimentos superior a R$ 19 milhões e previsão de ter uma parte entregue em 2026.