O Metrô de Belo Horizonte anunciou o início das obras da Linha 2, que terá 10,5 km de extensão e sete novas estações.
A nova linha metroviária conectará a Estação Nova Suíça ao Barreiro, passando por áreas estratégicas como Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. A primeira estação a ser construída será a Estação Amazonas.
A previsão é que as operações comecem em 2029.
Novos Trens
Em maio de 2024, a empresa e o Governo de Minas anunciaram a compra de 24 novos trens. As composições serão fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, a maior fabricante de material ferroviário do mundo.
A fabricação já está em andamento, e o primeiro trem deve entrar em operação no Brasil no primeiro semestre de 2026. Esses novos trens serão distribuídos entre as Linhas 1 e 2 do metrô.
Cada um dos 24 trens contará com quatro carros e será equipado com o sistema de Operação Automática do Trem (ATO), que proporcionará maior regularidade, conforto, suavidade nas viagens e economia de energia.
Atualmente, a frota do Metrô BH é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, fabricados na década de 1980, e 10 da série 1000, em operação desde 2015, já equipados com ar-condicionado e tecnologia moderna.