InnoTrans 2024 Mobilidade Urbana

O que vimos no primeiro dia da InnoTrans 2024?

São 42 salões com diversos expositores, desde janelas e portas de trem até sistemas complexos que controlam ferrovias via nuvem. Como se não bastasse, há um pátio ferroviário com 3.500 metros, onde estão diversas composições: desde um trem-bala que vai operar no deserto do Saara até um VLT que dispensa trilhos.

Essas são apenas algumas pinceladas da maior feira ferroviária do mundo, na qual o Via Trolebus está participando. O evento reúne grandes fabricantes, como Siemens, Alstom e as gigantes asiáticas CRRC e Hyundai Rotem.

Entre as muitas fabricantes, algo chamou a atenção em comum: os trens a hidrogênio. Desde veículos urbanos até trens que alcançam 200 km/h. Os chineses da CRRC realizaram uma cerimônia, ao estilo “chá revelação”, para mostrar o ART (Autonomous Rail Rapid Transit), o famoso veículo que anda sem trilhos e que viralizou nas redes.

Já a Siemens trouxe sua solução integrada de transportes, que vai desde o fornecimento de trens, passando por bilhetagem, até sistemas de sinalização em nuvem, entre outras soluções. Entre os destaques estava um trem de alta velocidade à prova do deserto, que, junto com outros 40, vai transportar passageiros no Saara. Durante as gravações,  ndreas Facco Bonatti, CEO da Siemens na América Latina, falou sobre as novidades da gigante alemã no setor.

A Alstom apresentou seu grande VLT destinado a Berlim, com 50 metros de comprimento e nove módulos, prometendo menor ruído para os passageiros.

Havia também brasileiros na feira, e o site teve a oportunidade de conversar com a representante da CTB (Companhia de Transportes da Bahia), Ana Cláudia, que deu um panorama da introdução de um VLT em Salvador e Região Metropolitana.

Como bem disse a presidente da CTB, são tantas novidades e tanta informação que quatro dias são pouco para absorver tudo.

Vídeos desta terça:

VLT a Hidrogênio:

YouTube video

Trem que não usa trilhos:

YouTube video

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus