O Metrô de São Paulo deve iniciar o processo de cadastramento dos imóveis que serão desapropriados em Guarulhos para a construção da futura Linha 19-Celeste, que conectará a cidade ao centro de São Paulo.
De acordo com a administração municipal de Guarulhos, os trabalhos começam nesta terça-feira, 3 de setembro de 2024.
A ação envolverá terrenos localizados no centro de Guarulhos e em bairros como Vila Augusta, Itapegica e Bosque Maia.
O projeto da Linha 19-Celeste prevê uma extensão de 17,65 quilômetros, ligando as estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, e Bosque Maia, em Guarulhos, passando por Pari, Vila Maria, Jardim Brasil, Vila Augusta e o centro de Guarulhos.
Essa nova linha faz parte do conjunto de projetos da gestão de Tarcisio de Freitas para a expansão da rede metroviária. Existe a possibilidade de que o projeto seja desenvolvido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com a possível concessão associada à Linha 2-Verde.
Apesar da importância da Linha 19-Celeste, ela não foi mencionada em uma recente entrevista do secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, à Revista Ferroviária. Em contraste, a Linha 20-Rosa (SP-ABC) já conta com promessas de audiência pública e lançamento de leilão, e a Linha 16-Violeta já recebeu uma Manifestação de Interesse da Acciona.