Um parecer técnico elaborado pelo Departamento de Licenciamento com Avaliação de Impacto Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) concluiu que o projeto da Linha 20-Rosa é “ambientalmente viável”.
O estudo avaliou possíveis interferências no Patrimônio Arqueológico, Histórico, Cultural e Natural, além de vegetação e outros itens.
A Linha será construída entre as futuras estações Santa Marina e Santo André , com uma extensão de 32,607 km, incluindo 24 estações, 22 Poços de Ventilação e Saída de Emergência (VSE), 11 Poços de Saída de Emergência (SE), 2 pátios de estacionamento e manutenção, e 3 subestações de energia.
Além disso, contempla o prolongamento da Linha 2-Verde, conectando a Estação Vila Madalena à futura Estação Cerro Corá, com uma extensão de 1,408 km e 1 VSE.
O leilão da Linha 20 pode ocorrer em 2026, com previsão de oito anos de obras. Já a extensão da Linha 2 deve demorar 4 anos e meio.
De acordo com o parecer: “Considerando que se trata de obra de utilidade pública de importância estratégica para o transporte público, que foram avaliadas alternativas locacionais e tecnológicas, e que os potenciais impactos ambientais poderão ser mitigados com a devida implementação dos Programas Ambientais propostos e das solicitações do Parecer Técnico nº 078/24/IL, a equipe técnica da CETESB conclui que o empreendimento é ambientalmente viável.”