O projeto de extensão do metrô no estado de São Paulo recebeu licença ambiental por meio da CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Foram concedidas Licenças Ambientais Prévias para a futura Linha 20-Rosa, que conectará as estações Santa Marina, em São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista.
De acordo com publicação no Diário Oficial, a CETESB tornou público que concedeu à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô a Licença Ambiental Prévia nº 2964, de 26/09/2024, para a Linha 20-Rosa (trecho Santa Marina – Santo André) e para o prolongamento da Linha 2-Verde (trecho Vila Madalena – Cerro Corá), abrangendo os municípios de Santo André/SP, São Bernardo do Campo/SP e São Paulo/SP. A licença tem validade de cinco anos, contados a partir da data de emissão.
O leilão da Linha 20 pode ocorrer em 2026, com previsão de oito anos para conclusão das obras. Já a extensão da Linha 2 deve levar quatro anos e meio para ser finalizada. A Linha 20 será construída entre as futuras estações Santa Marina e Santo André, com uma extensão de 32,607 km, incluindo 24 estações, 22 poços de ventilação e saída de emergência (VSE), 11 poços de saída de emergência (SE), 2 pátios de estacionamento e manutenção, além de 3 subestações de energia.