O Metrô de São Paulo anunciou que a futura Estação Campo Belo, da Linha 17-Ouro, localizada na zona sul da capital, recebeu a primeira etapa da instalação da passarela que conectará a estação à Avenida Jornalista Roberto Marinho. Além disso, a obra permitirá, no futuro, a integração do monotrilho com a Linha 5-Lilás, oferecendo mais conveniência e segurança tanto para passageiros quanto para pedestres.
O site teve acesso a imagens que mostram o equipamento sendo construído:
A passarela tem um design único e inovador, contando com dois níveis. Um deles será dedicado exclusivamente à integração gratuita entre as linhas 17-Ouro e 5-Lilás, enquanto o outro servirá como uma passarela convencional, garantindo a travessia segura da Avenida Jornalista Roberto Marinho, além de funcionar como uma entrada para novos passageiros na estação.
A estrutura completa pesa 220 toneladas e mede 29,5 metros de comprimento por 10 metros de largura e altura interna. A instalação será realizada em três fases:
Primeira fase (27 a 30/9): Durante o final de semana, das 23h de sexta-feira às 5h de segunda-feira, foi montada a parte inferior da passarela, com peso de 70 toneladas. Essa parte [e pré-montada no Pátio Água Espraiada e transportada até o local com o apoio da CET e de agentes de trânsito. A Avenida Jornalista Roberto Marinho terá todas as faixas interditadas no sentido Marginal Pinheiros, entre a Avenida Santo Amaro e a Rua Portugal, durante o içamento, que utilizará um guindaste de 450 toneladas.
Segunda e terceira fases (30/9 a 22/10): A partir do dia 30 de setembro, serão instalados os módulos intermediários e superiores, finalizando a passarela. As obras ocorrerão sempre das 23h às 5h, com exceção dos dias 5, 6, 12 e 13 de outubro.