Apesar de operar como um trem metropolitano, a Linha 9-Esmeralda apresenta algumas características de metrô, como paradas próximas em áreas de alta demanda e intervalos curtos, em alguns trechos chegando a 4 minutos.
O eixo de transporte que conecta Osasco a Mendes-Vila Natal já foi cogitado para ser transferido à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, segundo um antigo estudo conhecido como PITU 2020.
Na época em que a análise foi elaborada, em 2005, as linhas de trem eram identificadas por letras, e a Linha 9 era chamada de Linha C-Celeste. O documento mencionava a “Linha 7 – Celeste do Metrô: modernização da linha Sul da CPTM entre Osasco e Jurubatuba.”
O mesmo estudo também classificava a Linha 6 como “Metrô – Linha 6 Laranja: expresso entre Guaianazes e Barra Funda”, que teve o mesmo destino da antiga Linha C.
Com o tempo, os planos do governo mudaram, e a CPTM assumiu a modernização da Linha 9. Posteriormente, o eixo foi transferido para a iniciativa privada, sendo atualmente operado pela ViaMobilidade, que estuda a redução dos intervalos.