A gestão de Tarcísio de Freitas anunciou prazos para a execução de dois projetos de trens de médio percurso.
Os projetos referem-se aos Eixos Leste e Sul do Trem Intercidades (TIC). O TIC Eixo Leste ligará a Região Metropolitana de São Paulo a São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba. Estudos preliminares indicam que quatro municípios serão beneficiados diretamente. A população potencialmente atendida no Vale do Paraíba é estimada em 2,7 milhões de pessoas.
Já para a Baixada Santista, o projeto planejado é o TIC Eixo Sul, que conectará a Região Metropolitana de São Paulo ao litoral. A expectativa é que nove municípios sejam beneficiados, atendendo cerca de 1,8 milhão de pessoas. Além de proporcionar um transporte mais rápido e eficiente, o TIC Eixo Sul deverá aliviar o trânsito no Sistema Anchieta-Imigrantes. Atualmente, três opções de traçado entre São Paulo e a Baixada estão sendo analisadas.
Os estudos dos dois projetos, tanto do Eixo Sul quanto do Eixo Leste, têm previsão de conclusão para 2026. A expectativa é que as propostas sejam lançadas ao mercado em 2027.
TIC Sorocaba
Outro projeto é o TIC Eixo Oeste, que ligará a Região Metropolitana de São Paulo à cidade de Sorocaba. Com 100 quilômetros de extensão e quatro novas estações, o percurso será feito em cerca de uma hora. O investimento previsto é de R$ 10 bilhões, e o leilão para o TIC Sorocaba está programado para o segundo semestre de 2025.