A Aerom, responsável pela construção do sistema de aeromóvel no Aeroporto Internacional de Guarulhos, anunciou nesta sexta-feira (27) o sucesso de testes nos aparelhos de mudança de via (AMV).
A ação, que faz parte do processo de comissionamento, avaliou o desempenho e funcionamento dos equipamentos responsáveis por alterar o caminho/via dos trens na circulação.
O sistema contará com “pontos de ultrapassagem”, onde duas vias existentes permitem a passagem de dois trens em dois sentidos.
Segundo a Aerom, o funcionamento foi “desenvolvido com patente exclusiva para seu sistema de propulsão único, permitindo transições suaves e seguras entre vias em apenas alguns segundos.”
Dois trens já foram entregues e seguem os testes de comissionamento para em breve iniciar a operação assistida.
Testes recentes divulgados pela fabricante apontam a velocidade alcançada de 60 km/h na circulação entre as estações de embarque.
O sistema de aeromóvel foi concebido como uma alternativa mais eficiente e viável de conexão dos passageiros entre os terminais aeroportuários de Guarulhos e a estação da Linha 13-Jade na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A viagem entre as quatro paradas do sistema terá o tempo total de seis minutos, contando com tres trens fabricados pela Marcopolo Rail, para realizar o transporte.