Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

50 anos do Metrô de SP: 50 fatos sobre a companhia

Neste sábado, o Metrô de São Paulo completa 50 anos. Para celebrar meio século de operação, reunimos 50 fatos sobre o sistema de transporte coletivo favorito dos paulistanos:

1. De acordo com a pesquisa “O Melhor de São Paulo”, divulgada em 30 de agosto, o Metrô de São Paulo foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade. A pesquisa, realizada pela Folha de S. Paulo em parceria com o Datafolha, também destacou o SUS como um dos melhores serviços públicos.

2. É o primeiro metrô do Brasil.

3. A malha operada pelo Metrô de São Paulo, incluindo as linhas sob concessão, é a maior do Brasil, com pouco mais de 100 km de extensão.

4. O sistema percorre 60 mil km em 3,5 mil viagens realizadas por dia.

5. Em 2023, o Metrô de São Paulo transportou 851,2 milhões de passageiros.

6. O Metrô tem uma participação de 16,7% no total de passageiros transportados na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

7. Em média, são realizadas 2.768 viagens nos dias úteis.

8. O intervalo médio entre os trens é de 145 segundos.

9. O sistema deve ganhar duas novas linhas nos próximos anos: a Linha 6-Laranja e a Linha 17-Ouro, ambas operadas pela iniciativa privada.

10. Há quatro linhas em projeto: Linha 16-Violeta (Oscar Freire – Cidade Tiradentes), Linha 19-Celeste (Anhangabaú – Bosque Maia), Linha 20-Rosa (Santa Marina – Santo André) e Linha 22-Marrom (Sumaré – Cotia).

11. Na expansão da Linha 2-Verde até a Penha, está sendo utilizada a maior tuneladora da América Latina.

12. Uma segunda tuneladora, do mesmo porte, será usada na extensão da Linha 2 até Guarulhos.

13. Entre as linhas operadas, o Metrô conta com um monotrilho.

14. O monotrilho da Linha 15-Prata é um dos maiores em capacidade, com trens de sete carros que transportam até mil passageiros, ou 48 mil usuários por hora e por sentido.

15. Em 1974, o bilhete do Metrô custava Cr$ 1,50, equivalente a R$ 0,05 hoje. Atualmente, o valor é de R$ 4,40.

16. No ano da inauguração, com apenas uma linha em operação, o controle dos trens era feito manualmente.

17. O setor de Achados e Perdidos do Metrô recebe cerca de 100 mil itens esquecidos pelos passageiros, como guarda-chuvas, celulares, carteiras e até itens incomuns como drones, máquinas de escrever, pia e próteses de perna.

18. Na Estação Sé, uma das mais movimentadas da rede, circulam cerca de 415 mil passageiros por dia, que equivale a 2,5 vezes a população de São Caetano do Sul.

19. O site americano Business Insider incluiu o Metrô de São Paulo entre os onze melhores do mundo, destacando sua integração tarifária com outros modais, como a CPTM.

20. A extensão da Linha 11-Coral, de Itaquera até Guaianases, foi projetada pelo Metrô.

21. Entre os projetos futuros, ainda há duas linhas que “estão na gaveta”: a Linha 21-Grafite, que conectaria Pari à região da Nordestina, e a Linha 23-Limão, que formaria um arco-norte passando por bairros da zona norte de São Paulo. Esses dois projetos não aparecem mais nos mapas da rede futura.

22. Nos anos 1990, foi cogitada a possibilidade de transferir a operação da Linha 9-Esmeralda para o Metrô, mas a ideia não foi adiante.

23. Até hoje, 33,6 bilhões de passageiros utilizaram toda a rede do Metrô.

24. Para transportar essa quantidade de pessoas, ao longo de meio século os trens do Metrô percorreram 606,4 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia da magnitude desse número, ele corresponde a 1.578 vezes a distância da Terra à Lua e 7,7 vezes o trajeto aproximado entre a Terra e Marte.

25. Em termos diários, os trens percorrem 52,3 mil quilômetros em média, distância que poderia cobrir o trajeto entre São Paulo e Tóquio, ida e volta.

26. Aproximadamente três milhões de passageiros são transportados diariamente, o que corresponde a quase três vezes a população de Campinas.

27. A Companhia já proporcionou uma economia de R$ 311,8 bilhões para a Região Metropolitana de São Paulo.

28. Nos horários de pico, a operação é feita por 117 trens circulando simultaneamente nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata

29. 2,8 mil viagens programadas por dia.

30. A movimentação das portas dos trens, que se abrem e fecham cerca de 3 milhões de vezes por dia, é um testemunho da operação robusta e da confiabilidade do sistema.

31. A Central de Achados e Perdidos foi aberta em junho 1975 e desde então, 700 mil foram devolvidos aos seus donos.

32. É a maior malha do Brasil, mas não da América do Sul. Perde para Santiago do Chile.

33. Tem mais de 95% das viagens programadas, cumpridas.

34. A escada rolante mais comprida é a de São São Bento: 12,48m e 148 degraus.

35. A estação mais profunda do Brasil foi construída pela empresa: a Santa Cruz da Linha 5.

36. Não há ratos nos trilhos. A empresa conta com um controle de pragas rigorosos.

37. Conta com oito modeles de trem, sendo que apenas um deles não tem ar condicionado: a frota E.

38. Deve ganhar duas frotas novas no futuro: a R que vai rodar sobretudo na linha 2-Verde e a S que vai rodar na Linha 15.

39. Há um túnel secreto que permite trens da Linha 1 irem para a 3, e vice versa.

40. Tem outra passagem entre as linhas 1 e 2 entre Ana Rosa e Paraíso.

41. Tem uma plataforma fantasma na estação Pedro II, no subterrâneo. Hoje é usada como abrigo para pessoas em situação de rua em dias de baixas temperaturas.

42. Tem uma plataforma secreta na estação Paraíso, do antigo Ramal Moema.

43. É um dos únicos do mundo a ter uma banda formada pelos agentes de segurança.

44. Quando a extensão da Linha 2-Verde estiver pronta até Guarulhos, será o ramal mais cheio, podendo transportar 1,3 milhões de pessoas por dia. Mais que as Linhas 1 e 3.

45. A nomenclatura “Linha 16-violeta” já foi atribuída a um projeto descartado pela operadora. Era um antigo projeto que previa a ligação entre a Vila Prudente e a Cachoeirinha.

46. O Metrô também já projetou um monotrilho entre a Lapa e a Cachoeirinha. Era chamada de Linha 16-Prata.

47. A primeira estação a ganhar porta de plataforma foi Sacomã. Antes mesmo da entrega da Linha 4-Amarela com os equipamentos.

48. O trecho entre o Terminal Ferrazópolis e Terminal São Mateus foi aberto para testes em 12 de novembro de 1988, com sua operação realizada pelo Metrô.

49. O Metrô chegou a estudar a Linha 4 em elevado pela Avenida Eliseu de Almeida. A possibilidade de via elevada ainda poderia ser adotado no trecho entre as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças.

50. A velocidade máxima do Metrô é de 87 km/h. Isso vale para as linhas 1,2 e 3. As restantes operam até 80 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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