A Volvo apresentou o novo chassi Volvo BZR 4×2, descrito como “a mais recente solução eletrificada da marca para carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para até 90 passageiros”.
“Este é o mais novo lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi revelado há poucos meses na Europa, e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025, planejamos iniciar a produção deste modelo em suas diversas versões na nossa fábrica de Curitiba”, disse André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
O chassi BZR está disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, além de possuir câmbio I-Shift de duas velocidades, similar aos modelos BZL e BZRT. Equipado com quatro a cinco baterias de íon-lítio de 90kWh cada, o BZR compartilha o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca.
O BZR chega ao Brasil para ampliar a oferta da Volvo e pode ser disponibilizado na versão BZRLE, com entrada baixa, facilitando o acesso dos passageiros em diferentes operações, conforme os sistemas de transporte de cada cidade.
Na versão de piso alto, todos os componentes, incluindo as baterias, estão localizados abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento do espaço para os passageiros e permitindo uma carroceria totalmente envidraçada. O chassi também oferece a flexibilidade de instalação de portas tanto no lado direito quanto no esquerdo, conforme a necessidade do operador.
Sendo o chassi elétrico mais leve do setor, o BZR proporciona um desgaste de pneus até 25% menor, garantindo mais economia para o operador. Com alcance de até 300 quilômetros, é ideal para operações urbanas com zero emissões, mas também pode ser utilizado em fretamento e em rotas rodoviárias entre cidades próximas. “É um chassi super avançado e versátil, que oferece mais conforto e segurança aos passageiros, além de maior produtividade para o operador, tudo isso sem impacto ambiental”, afirmou Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.