O projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT no centro da capital paulista recebeu nove propostas, após procedimento feito pela prefeitura de São Paulo, segundo declarou nesta semana o prefeito Ricardo Nunes.
“VLT nós já soltamos inclusive no Centro, soltamos o PMI (Programa de Manifestação de Interesse), tiveram nove grandes empresas que apresentaram propostas, vai girar na casa de R$ 5 bilhões, então já temos o VLT”, afirmou Nunes.
O processo consiste em analisar propostas de estudos, diagnósticos de cenários e levantamentos de viabilidade operacional e econômico-financeira. Esses estudos auxiliarão a Administração Municipal na concepção de uma parceria com o setor privado para o projeto de implantação e operação do VLT. Não há ainda prazo para lançamento da licitação.
Serão duas linhas que devem ter um tempo de deslocamento de cerca de 45 minutos, com velocidade média de 18 km/h e guiado por um condutor. Cada trem deve comportar até 447 passageiros para cada viagem, realizada das 6h à 0h, com nove veículos em operação. As ligações terão 13 estações cada, com a vermelha voltada especialmente à região da Santa Ifigênia e Bom Retiro, enquanto a azul no entorno da República e da Sé (com operação nos dois sentidos).
A Linha 1-Azul tem trajeto preliminar de 6,45 km, enquanto a Linha 2-Vermelha teria 6,26 km. A conexão prevista entre as duas linhas seria na Avenida São João.