TAV

Veículo ferroviário opera sem condutor em até 200 km/h

Um protótipo de veículo ferroviário de manutenção não tripulado, capaz de atingir velocidades de até 200 km/h, iniciou seus testes em Bolonha, Itália. Desenvolvido para realizar inspeções automatizadas em linhas de alta velocidade, o veículo foi concebido para executar tarefas de inspeção, monitoramento, análise e mapeamento da infraestrutura ferroviária, eliminando os riscos associados à presença humana no local.

Além disso, o veículo pode ser utilizado para monitoramento de segurança, incluindo a detecção em tempo real de passageiros e obstáculos, ou para transportar equipamentos até locais de trabalho.

Com dois eixos, o veículo mede 7,5 metros de comprimento e 2 metros de altura. Ele foi desenvolvido pelo gerente de infraestrutura RFI e construído pela SNIAP. O sistema operacional, que permite controle remoto ou operação totalmente autônoma, foi criado pela Fondazione Bruno Kessler e Embedded Systems. O veículo é alimentado por uma bateria que oferece 4 horas de operação contínua.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus