Guilherme Bastos Martins, presidente da TIC Trens, falou sobre a aquisição de novas composições para os serviços Trem Intercidades, eixo norte, entre São Paulo e Campinas, e o Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas, um serviço parador que deve atender também Louveira, Valinhos e Vinhedo. As declarações foram durante entrevista a Revista Ferroviária.
Pelo contrato de concessão, a empresa deverá adquirir 22 novos trens, sendo 15 para o serviço expresso (TIC) e sete para o parador (TIM). A empresa também herdará os 30 trens da série 9500.
Segundo Guilherme Bastos, serão 150 carros para o TIC e 56 para o TIM. O edital prevê 15 trens para o TIC, ou seja, poderá haver trens de 10 carros.
Trem de dois andares mais distante
Ainda de acordo com Guilherme Bastos Martins, análises do grupo indicam o uso de trens de apenas um pavimento, embora o edital permita a escolha de trens de dois andares. O executivo mencionou que trens com essa configuração poderiam exigir maior atenção em equipamentos de via e infraestrutura.
“Não descartamos a possibilidade de usar trens de dois níveis, mas, por enquanto, nossa estratégia está direcionada para um pavimento só, sem compromisso de não revisá-la.”