O Metrô de São Paulo está se preparando para adquirir o segundo tatuzão para a Linha 2-Verde, conforme apurou o Via Trolebus. O equipamento será responsável por escavar os túneis entre a Penha e Guarulhos, parte das obras anunciadas pela gestão do governo estadual.
De acordo com as informações apuradas, o tatuzão partirá da Penha em direção à futura estação Dutra, com as negociações previstas para serem formalizadas em setembro. A compra e a chegada do equipamento precisam ser coordenadas com o término do trabalho do primeiro tatuzão, que partirá da Zona Leste após escavar o trecho entre o Complexo Rapadura e a Vila Prudente. Também é necessário que o segundo equipamento seja enviado antes da finalização da estação Penha.
O governo de Tarcísio de Freitas pretende iniciar as obras de extensão do Metrô até Guarulhos em 2025, conforme declarado pelo governador em entrevista à agência de notícias do estado.
Com um custo estimado em R$ 15 bilhões, a extensão partirá da Penha, adicionando 5,8 km até a futura estação Dutra, em Guarulhos, e passará por outras quatro paradas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias e Ponte Grande.
Esse novo trecho ajudará a redistribuir o fluxo de passageiros nas conexões radiais do sistema metroferroviário, que incluem as Linhas 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, além das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Além disso, contribuirá para redistribuir o fluxo de viagens de ônibus e transporte individual motorizado nos principais eixos viários da região, com a implantação de equipamentos de integração intermodal, especialmente para o serviço de ônibus.