O governador Tarcísio de Freitas afirmou que pretende iniciar as obras da futura Linha 16-Violeta em 2026, segundo informações do jornalista William Moreira, do site Diário dos Trilhos.
A ideia, de acordo com o governador, é aproveitar a mobilização do tatuzão que atualmente escava a Linha 6-Laranja no sentido sul. A empresa Acciona apresentou uma manifestação de interesse em executar o novo projeto, que na primeira fase ligará as estações Oscar Freire e Abel Ferreira.
“Faz todo o sentido porque, como a Acciona já está mobilizada, com duas tuneladoras trabalhando na Linha 6, a tuneladora de um dos trechos vai encerrar seus trabalhos no próximo ano. Então, posso direcionar essa tuneladora para as obras da Linha 16”, afirmou Tarcísio.
No entanto, o uso do tatuzão nesse novo projeto ainda depende de uma formalização com a Acciona, caso o grupo seja escolhido para realizar as obras, após o governo estadual lançar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), permitindo que outras empresas também manifestem interesse em executar os trabalhos.
A Linha 16
A primeira fase da Linha 16 deverá ter 16 quilômetros (km) de extensão, percorrendo 16 estações – entre Oscar Freire, na Zona Oeste, e Abel Ferreira, na Zona Leste. O trajeto deverá ser percorrido em 30 minutos – cerca de 60 minutos a menos no tempo de viagem atual -, com expectativa de transportar 550 mil passageiros diariamente. Ela terá integração com as linhas 1-Azul; 2-Verde; 4-Amarela, 6-Laranja, 10-Turquesa e a futura Linha 19-Celeste. Um dos grandes atrativos desta via será a proximidade de estações com importantes parques paulistanos: Ibirapuera, Aclimação e Independência.