Fonte: Elaboração Consórcio SYSTRA LOGIT, 2023
CPTM Metrô SP

SP: Rede de trem e metrô após 2040 prevê 700 km de extensão

Uma rede de transporte sobre trilhos com quase 700 km de extensão e capacidade para transportar cerca de 15 milhões de passageiros por dia.

É o que revela o documento “Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da RMSP PITU 2040”, ao qual o Via Trolebus teve acesso. O estudo esboça uma rede de trilhos proposta para ser implementada após a década de 2040, podendo alcançar até 690 quilômetros de extensão. O plano também inclui corredores de ônibus, que não serão abordados neste artigo.

A nova rede, que deve integrar o PITU 2040 e o “Pós-PITU2040”, inclui extensões já em andamento, como as das Linhas 2-Verde e 6-Laranja, além de novas linhas que estão nos planos do governo do estado, como as Linhas 19-Celeste e 20-Rosa. O plano também prevê outras conexões que ainda não foram mencionadas oficialmente pelos administradores públicos, como a Linha 25-Topázio da CPTM, detalhada neste artigo.

Rede de Metrô

A rede de metrô incluirá as ligações atuais, trechos em obras e segmentos programados.

Destaques:

– Linha 2-Verde chegando a Guarulhos;
– Linha 4-Amarela chegando a Taboão da Serra;
– Linha 5-Lilás de Jardim Ângela até Parque da Mooca;
– Linha 6-Laranja de Bandeirantes até Parque da Mooca;
– Linha 15-Prata de Ipiranga até Cidade Tiradentes;
– Linha 16-Violeta entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes;
– Linha 17-Ouro de São Paulo-Morumbi até Jabaquara;
– Linha 19-Celeste de Campo Belo até Bosque Maia;
– Linha 20-Rosa de Santa Marina até o ABC;
– Linha 22-Marrom de Sumaré até Cotia.

Rede de Trem

A rede de trem proposta inclui novas linhas, muitas das quais ainda desconhecidas do público em geral.

Destaques:

– Linha 10-Turquesa até Barra Funda;
– Linha 11-Coral até César de Sousa;
– Linha 13-Jade até Parque da Mooca;
– Linha 14-Ônix entre Guarulhos e São Bernardo do Campo;
– Linha 24-Quartzo entre Campo Limpo e Rio Negro;
– Linha 25-Topázio entre Embu das Artes e São Bernardo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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