A Prefeitura de São Paulo informou as oito empresas interessadas em elaborar estudos, diagnósticos de cenários e levantamentos de viabilidade operacional e econômico-financeira.
As empresas são:
- Modera Engenharia LTDA
- Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A.
- Garín Partners
- Global Ace Participações e Investimentos
- Benvenuto Engenharia S/S Ltda.
- Ernst & Young Assessoria Empresarial
- Consórcio SAM VLT
- Andrade Gutierrez Construções e Serviços S/A
As desistências foram de:
- Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente Ltda.
- Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas Ltda.
Esses estudos auxiliarão a administração municipal na concepção de uma parceria com o setor privado para o projeto de implantação e operação do VLT. Ainda não há prazo para o lançamento da licitação.
Serão duas linhas, com tempo de deslocamento estimado em cerca de 45 minutos, velocidade média de 18 km/h e guiadas por um condutor. Cada trem deve comportar até 447 passageiros por viagem, operando das 6h à 0h, com nove veículos em operação. As linhas terão 13 estações cada uma, sendo a linha vermelha voltada especialmente à região da Santa Ifigênia e Bom Retiro, enquanto a linha azul atenderá o entorno da República e da Sé, operando nos dois sentidos.