O Metrô de São Paulo continua avançando nos estudos para a futura Linha 22-Marrom, que deverá conectar São Paulo a Cotia.
Em maio do ano passado, o Metrô firmou contrato com o Consórcio SYSTRA Prime L22, escolhido para desenvolver o anteprojeto de engenharia. A conclusão do serviço está prevista para maio de 2026.
Ainda no ano passado, a empresa contratou serviços para a realização de sondagens de solo e análise de interferências ao longo do eixo da Linha 22-Marrom.
A entrada do eixo de transporte no programa de concessões está sendo considerada. De acordo com o site Cotia e Cia, “a Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo informou que a Linha 22-Marrom será incluída no projeto final, que deve ser concluído em breve”. Há também a possibilidade de que o eixo de transporte seja adicionado à lista de projetos para concessão.
O Relatório Integrado 2023 do Metrô de São Paulo apresentou uma visão geral sobre a implantação da Linha 22-Marrom, um corredor metroviário que terá 29 quilômetros de extensão entre Sumaré e Cotia, com 19 estações. A linha também deverá atender à cidade de Osasco.
De acordo com a operadora, a contratação integrada dos dois estudos visa incorporar os aspectos ambientais ao planejamento do projeto e antecipar a identificação de possíveis riscos. A linha está atualmente na fase de levantamento de dados, caracterização da área a ser atendida e estudo de alternativas de modo e tecnologia.