A extensão do monotrilho da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga está em andamento, e os primeiros pilares que sustentam a viga-guia dos trens já começaram a ser erguidos no canteiro de obras. O Via Trolebus esteve no local e, em breve, lançará um vídeo sobre o progresso das construções.
Os dois pilares que estão sendo construídos localizam-se ao sul da futura estação, que terá a capacidade de receber 28 mil passageiros por dia e conta com um investimento de R$ 479,5 milhões.
Com previsão de conclusão para 2027, a estação Ipiranga contará com dois acessos: o principal na Avenida Presidente Wilson, 3.437, e o secundário pela estação da Linha 10-Turquesa. A edificação terá uma área construída de 10,7 mil m², incluindo itens de acessibilidade, seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e um espaço para estacionamento de bicicletas em paraciclos.
A estação foi projetada utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que permite o desenvolvimento de um modelo 3D completo. Essa tecnologia unifica processos de construção, como as frentes de obra civil, elétrica, hidráulica e sistemas auxiliares, facilitando o desenvolvimento e aumentando a precisão na execução do projeto.