Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Por dentro das obras da Estação Ipiranga

Uma nova conexão no transporte metroviário promete transformar os deslocamentos dos usuários de transporte coletivo na zona leste de São Paulo e aliviar a lotada estação Vila Prudente. Na semana passada, foram iniciadas as obras da estação Ipiranga do monotrilho da Linha 15-Prata. O novo ponto de conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM será uma estação diferenciada, com inovações em seu processo construtivo. Neste vídeo, também veremos uma projeção de como ficará a estação.

A estação deverá receber 28 mil passageiros por dia, com um investimento de R$ 479,5 milhões. A edificação terá 10,7 mil metros quadrados de área construída e contará com itens de acessibilidade, incluindo seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para estacionamento de bicicletas em paraciclos.

As primeiras pilastras que sustentarão as vias do monotrilho já começaram a ser erguidas.

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O monotrilho opera a uma altura de 15 metros. No trajeto, há linhas de transmissão que precisarão ser elevadas.

Os trabalhos também seguem ao longo da via ao lado da ferrovia. Do outro lado, será construída uma via de manobra que ultrapassará o viaduto Pacheco e Chaves. Serão mais 273 metros a oeste da nova estação.

No vídeo abaixo, obtido pelo Via Trolebus, podemos ver como ficará a estação. Percebemos espaços amplos, adequados à demanda esperada, como é comum em um hub de integração metroferroviário. Diferente das demais, com exceção de São Mateus, a estação Ipiranga terá plataformas laterais e a via no centro. A cobertura terá iluminação natural e contará com painéis fotovoltaicos para aproveitar o potencial solar e gerar energia limpa.

A estação foi projetada com recursos de tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que possibilita o desenvolvimento de um modelo 3D completo, unificando processos de construção civil, elétrica, hidráulica e sistemas auxiliares, facilitando o desenvolvimento e aumentando a assertividade na execução do projeto.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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