A estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô, em poucos anos, se tornará um grande ponto de conexão com a chegada da Linha 2-Verde ao bairro, além da integração com a Linha 11-Coral da CPTM. Em um cenário otimista, o novo hub estará em funcionamento em 2027.
Outra conexão em estudo poderá adicionar uma quarta linha, desta vez um trem de longo percurso: o Trem Intercidades (TIC) eixo leste, que promete ligar a capital paulista a São José dos Campos.
Segundo o Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, em entrevista à Revista Ferroviária, a Penha pode ser o ponto de partida para o serviço que chegará ao Vale do Paraíba. A intenção, segundo o secretário, é que o trem atenda um local com conexões com o Metrô, assim como o TIC Sul, que poderá chegar à estação Santos-Imigrantes, e o TIC Norte, que pode ir até Barra Funda.
Ainda não está definido qual caminho o trem faria: pela antiga ferrovia central do Brasil, ou junto a Rodovia Ayrton Senna. Também não está claro qual trajeto faria dentro da cidade de São Paulo.
Em que pé está o projeto do trem até São José dos Campos?
Em maio, foi anunciado que a administração estadual aprovou mais quatro projetos ferroviários no programa de investimentos. Entre eles, estão dois novos projetos de trens de médio percurso. O governo incluiu no pacote de concessões o Trem Intercidades São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Santos. Também estão inclusos os projetos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) nas regiões de Campinas e Sorocaba.
Os estudos desses trechos estão a cargo da International Finance Corporation (IFC). Para esses projetos, os leilões podem ocorrer em 2027, um prazo considerado bastante otimista.