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Trens Regionais

Penha pode ser ponto de partida de trem até o São José dos Campos

A estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô, em poucos anos, se tornará um grande ponto de conexão com a chegada da Linha 2-Verde ao bairro, além da integração com a Linha 11-Coral da CPTM. Em um cenário otimista, o novo hub estará em funcionamento em 2027.

Outra conexão em estudo poderá adicionar uma quarta linha, desta vez um trem de longo percurso: o Trem Intercidades (TIC) eixo leste, que promete ligar a capital paulista a São José dos Campos.

Segundo o Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, em entrevista à Revista Ferroviária, a Penha pode ser o ponto de partida para o serviço que chegará ao Vale do Paraíba. A intenção, segundo o secretário, é que o trem atenda um local com conexões com o Metrô, assim como o TIC Sul, que poderá chegar à estação Santos-Imigrantes, e o TIC Norte, que pode ir até Barra Funda.

Ainda não está definido qual caminho o trem faria: pela antiga ferrovia central do Brasil, ou junto a Rodovia Ayrton Senna. Também não está claro qual trajeto faria dentro da cidade de São Paulo.

Em que pé está o projeto do trem até São José dos Campos?

Em maio, foi anunciado que a administração estadual aprovou mais quatro projetos ferroviários no programa de investimentos. Entre eles, estão dois novos projetos de trens de médio percurso. O governo incluiu no pacote de concessões o Trem Intercidades São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Santos. Também estão inclusos os projetos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) nas regiões de Campinas e Sorocaba.

Os estudos desses trechos estão a cargo da International Finance Corporation (IFC). Para esses projetos, os leilões podem ocorrer em 2027, um prazo considerado bastante otimista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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