Com 67,59% de conclusão, o novo Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja do metrô é uma das frentes de obra mais avançadas do novo ramal metroviário, que ligará Brasilândia a São Joaquim. Imagens divulgadas pela concessionária Linha Uni mostram que o espaço destinado à manutenção e estacionamento de trens está tomando forma.
Além da função de manutenção das 22 composições, o pátio abrigará o Centro de Controle de Operações, responsável por controlar a nova linha.
Nas imagens compartilhadas no site da operadora, é possível ver que o galpão de manutenção já conta com a via permanente instalada, além de estruturas metálicas que servirão de apoio para o manejo dos trens:
O pátio de estacionamento já tem praticamente todas as vias instaladas, além de postes de sustentação para a rede aérea, que alimentará os trens:
Chegada do primeiro trem ao Pátio Morro Grande
A nova composição está prevista para chegar ao Pátio Morro Grande em meados de 2025, quando se iniciarão os testes nas dependências da concessionária.
Segundo representantes da empresa, o primeiro trem, que é o cabeça de série, está em fabricação e deverá passar por uma bateria de testes na fábrica da Alstom em Taubaté.