Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Obras da Linha 2-Verde é premiada pelo Instituto de Engenharia

A obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô rendeu ao Metrô o prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” na categoria Mobilidade-Metrô, concedido pelo Instituto Nacional de Engenharia. A premiação foi realizada em parceria com a ConVisão CNC (Central de Notícias da Construção) e o prêmio foi entregue nesta terça-feira (27).

A seleção considerou obras concluídas e em andamento em todo o país, avaliadas por uma comissão de engenheiros e especialistas, que analisaram desde aspectos técnicos até os principais benefícios para a sociedade. No total, foram 19 subcategorias que examinaram obras de edificações, indústrias, mobilidade e infraestrutura.

Para concorrer ao prêmio, o Metrô apresentou sua maior e mais complexa obra em andamento, uma das maiores de infraestrutura da América Latina. O projeto envolve a construção de mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e Penha.

Renato Lobo | Via Trolebus

Quando concluída, essa obra transformará a Linha 2-Verde na maior da rede, com 23 km de extensão, de Vila Madalena a Penha. A ampliação conta com a maior tuneladora da América Latina, conhecida como Tatuzão, que já avançou mais de 1,5 km na construção dos túneis.

Paralelamente, as oito novas estações – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – estão em construção, com escavações e edificação das estruturas principais em andamento. Destaque para a estação Anália Franco, projetada para atender aos requisitos de sustentabilidade e obter o certificado LEED, e para a estação Penha, que abrigará um complexo com uma nova estação para a Linha 11-Coral, além de expandir a já existente da Linha 3-Vermelha.

Com um investimento de R$ 13,4 bilhões em todo o projeto, a conexão com a Linha 3-Vermelha beneficiará 1,2 milhão de pessoas, além de reduzir os tempos de viagem da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros em toda a rede sobre trilhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus