Divulgação
Monotrilho

Obras da estação Ipiranga do monotrilho começam oficialmente

O Metrô de São Paulo deu início oficialmente às obras da Estação Ipiranga, da Linha 15-Prata do Monotrilho. O novo empreendimento será responsável por conectar a Linha 15 à Linha 10-Turquesa da CPTM.

“O início da obra foi marcado pela primeira perfuração de solo no canteiro. Essa atividade abrirá caminho para a instalação dos pilares das vigas-guia, por onde os trens do monotrilho passam”, informou a empresa.

No primeiro semestre de 2023, o Metrô assinou contrato com o Consórcio Expresso Ipiranga para a execução das obras. O terreno para o trecho da via já estava sendo preparado, e agora as intervenções chegaram à região da estação.

O valor total do contrato é de R$ 445.147.147,81 (quatrocentos e quarenta e cinco milhões, cento e quarenta e sete mil, cento e quarenta e sete reais e oitenta e um centavos).

Segundo o documento divulgado pela operadora, os serviços incluem, mas não se limitam a:

– Execução das obras civis da Estação Ipiranga, conforme o projeto executivo fornecido pela Companhia do Metrô;
– Elaboração do projeto executivo e execução das obras civis da via elevada do trecho a partir de 530 (quinhentos e trinta) metros a oeste da Estação Vila Prudente até 273 (duzentos e setenta e três) metros a oeste da Estação Ipiranga;
– Elaboração do projeto executivo e execução das obras civis da ciclovia no trecho entre a Estação Vila Prudente e a Rua Coelho Neto;
– Elaboração do projeto executivo e execução das obras civis de infraestrutura viária necessárias para a implantação dos pilares do Monotrilho;
– Execução dos alteamentos da rede de alta tensão da concessionária de transmissão de energia e da rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM);
– Elaboração do projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares da Estação Ipiranga e trechos da via;
– Execução dos remanejamentos de redes de utilidades públicas ou privadas, bem como de eventuais interferências.

Os serviços têm um prazo de execução de 40 (quarenta) meses, contados a partir da data de início dos trabalhos na primeira Ordem de Serviço. Assim, se as obras começarem em maio, a conclusão poderá ocorrer em 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus