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CPTM

Mooca pode ter estação de trem em outro local

O Governo Estadual pretende realizar o leilão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM até o final deste ano. Uma das obrigações da concessionária vencedora será estender a Linha 13 até o bairro de Bonsucesso. Na outra ponta do eixo ferroviário, há uma extensão prevista até o Parque da Mooca, mas o investimento é descrito como “contingente”, ou seja, pode ou não sair do papel.

Uma das estações previstas é a Sapucaia, localizada no bairro da Mooca.

De acordo com o projeto funcional divulgado na consulta pública, a estação poderá ser localizada no encontro das ruas Tobias Barreto e Sapucaia, próximo à Avenida Cassandoca, abrangendo duas pequenas quadras entre as ruas Sapucaia e Antonio Rocco.

A estação contará com um único acesso principal situado no centro de uma pequena praça, ao redor do qual está previsto um pequeno centro comercial. O método construtivo considerado é o de poço lateral, com o corpo da estação em NATM, e a profundidade prevista é de 39,5 metros.

Mudança de traçado

Mesmo que a extensão saia do papel, algumas paradas poderão ser reposicionadas, de acordo com o documento “Estudos Operacionais e de Engenharia: Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM“, disponível na consulta pública das linhas. O motivo seria a “concorrência” com um futuro eixo metroviário, previsto para atender os bairros da Mooca e Tatuapé.

Segundo o documento, “no estudo elaborado em 2015/2016, o posicionamento proposto para o traçado e para as estações deste trecho teve como premissa a definição de um eixo equidistante em relação às demais linhas existentes, projetadas ou previstas à época. Com esse posicionamento, objetivava-se atender a uma área muito mais ampla e sem sobreposições de área de influência entre linhas, de forma a otimizar os investimentos. Assim, a partir da estação Parque da Mooca, procurou-se uma diretriz de traçado equidistante entre a Linha 3-Vermelha e a futura Linha 6-Laranja, ambas do Metrô, e, a partir de um determinado ponto, equidistante também com relação à extensão da Linha 2-Verde.”

O trecho indicado no documento passou a ter perspectiva de ser atendido pelo traçado de uma nova linha de metrô, a Linha 16-Violeta, que conectará a estação Oscar Freire, com integração com a Linha 4-Amarela, até a Zona Leste do município, na estação Cidade Tiradentes. Observa-se a sobreposição que passa a existir entre as áreas de influência das estações propostas na extensão da Linha 13-Jade com as estações Paes de Barros, Vila Bertioga e Álvaro Ramos da futura Linha 16-Violeta.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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