Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Monotrilho: de linha problemática à mais bem avaliada pelo Metrô

Nesta sexta-feira, o monotrilho da Linha 15-Prata completou 10 anos de operação, enfrentando episódios de falhas e incidentes, mas também proporcionando um transporte eficiente na região, como ocorre com todo sistema de transporte segregado, de alta capacidade e pontualidade.

A linha começou de forma modesta, com apenas duas estações, e agora conta com onze, transportando cerca de 140 mil passageiros por dia. Esse número cresce a cada mês, e com as novas extensões em construção, é esperado que mais pessoas passem a utilizá-la.

Além disso, a área ao redor da linha passou por uma transformação ambiental, com novas moradias e estabelecimentos comerciais e culturais impulsionados pelo monotrilho. As avenidas que abrigam o eixo de transporte também foram beneficiadas com um parque linear, ciclovia e paisagismo.

Menos tempo de viagem

Um passageiro que se desloca de São Mateus até Vila Prudente pela Linha 15 pode gastar, em média, 25 minutos. Comparativamente, o mesmo trajeto de ônibus leva cerca de 40 minutos, devido a fatores como cruzamentos, mais paradas e menor regularidade. Em outras palavras, trem não para em semáforo.

Um trem do monotrilho pode transportar mais de mil passageiros por dia, proporcionando uma economia significativa de tempo, o que se traduz em mais horas para atividades produtivas ou lazer.

Capacidade de transporte

É um equívoco comparar corredores de ônibus em São Paulo com o sistema de monotrilho, especialmente no caso da Linha 15, como ocorreu nesta sexta em um telejornal local de uma grande emissora de televisão. Sistemas de transporte são avaliados pela capacidade de transportar pessoas por hora e por direção, conforme as diretrizes de planejamento de transporte. Um BRT (Bus Rapid Transit) transporta, em média, 15 mil passageiros por hora em cada sentido, enquanto o monotrilho da Linha 15 tem capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora em cada direção.

Isso não deve ser visto como uma desvantagem dos corredores de ônibus, que têm sua importância como transporte de média capacidade e podem valorizar o entorno. Eles oferecem uma solução eficiente para os usuários que enfrentam congestionamentos nas linhas regulares.

No entanto, é importante reconhecer que os dois sistemas têm aplicações diferentes e que as restrições orçamentárias em muitas cidades brasileiras podem justificar a escolha de um BRT.

Linha melhor avaliada

De acordo com dados do próprio Metrô, a Linha 15 é a mais bem avaliada pelos passageiros, com 73% de aprovação. Além disso, os usuários da Linha 15 têm acesso ao restante da malha metroferroviária da Região Metropolitana de São Paulo, que possui mais de 300 km de extensão, sem precisar pagar outra passagem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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