Em 30 de agosto de 2014, São Paulo inaugurava o primeiro monotrilho integrado à sua malha metroferroviária: a Linha 15-Prata.
A operação comercial da linha teve início em 10 de agosto de 2015, com funcionamento diário das 7h às 19h. Em 26 de outubro de 2016, a linha passou a operar nos mesmos horários das demais linhas do metrô, das 4h40 até a meia-noite, mas ainda com testes frequentes e sem funcionar aos domingos durante grande parte do dia.
Gradualmente, a Linha 15-Prata foi expandindo, culminando na inauguração da estação Jardim Colonial em 29 de dezembro de 2021.
Atualmente, a linha atende cerca de 140 mil passageiros por dia.
Material rodante
A linha conta com 27 trens fabricados pela Bombardier, empresa que foi posteriormente adquirida pela Alstom. A fabricante considera a Linha 15-Prata uma peça fundamental na transformação da mobilidade urbana da metrópole, conectando áreas densamente povoadas ao centro da cidade e reduzindo significativamente o tempo de viagem.
“O desenvolvimento e a implementação da Linha 15, o primeiro monotrilho do Brasil e da América Latina, representam um avanço significativo no setor ferroviário do país e da região. Este projeto pioneiro transformou a mobilidade urbana em São Paulo, estabelecendo um precedente para futuras inovações em infraestrutura de transporte. É um grande exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas, reduzindo o tempo de viagem e conectando comunidades”, afirmou Suely Sola, Diretora Gerente de Sinalização e Infraestrutura da Alstom para a América Latina.
Os 27 trens Innovia™ 300 que operam na linha são equipados com o sistema de sinalização Cityflo™ 650. A Alstom também está contribuindo para o futuro da linha, fabricando 19 novos trens de sete vagões cada para sua expansão. Esses novos trens Innovia™ estão sendo produzidos na China pela PATS, uma joint venture entre a Alstom e a CRRC. O primeiro trem dessa nova frota está programado para ser entregue a São Paulo em outubro de 2024.