O monotrilho da Linha 15-Prata, operado pelo Metrô de São Paulo, registrou um recorde histórico no transporte de passageiros. De acordo com a companhia, na última quinta-feira (15), a linha atendeu 139 mil pessoas, o maior volume de passageiros transportados em um único dia desde o início de sua operação, há 10 anos.
A empresa destaca que a nova estratégia de manobra a oeste da Estação Vila Prudente contribuiu significativamente para essa melhoria. Agora, os passageiros realizam o embarque e desembarque em lados opostos das plataformas, o que otimiza o fluxo e aumenta a eficiência operacional, melhorando a experiência dos usuários.
Operação automática
De acordo ainda com a Companhia, a Linha 15-Prata está em processo de transição para o sistema de operação totalmente automatizada (UTO – Unattended Train Operation). A tecnologia permite que os trens operem de forma remota, semelhante ao modelo já utilizado na Linha 4-Amarela.
Projetada desde o início para funcionar nesse modo, a Linha 15-Prata está equipada com sistemas avançados que garantem a segurança e a eficiência da operação.
A transição para o UTO começou neste domingo (18) e ocorreu dentro do planejamento, sem registro de intercorrências, segundo o Metrô. A adoção definitiva está sendo feita de forma gradativa. Inicialmente, os trens continuam com operadores a bordo, enquanto a tecnologia é rigorosamente monitorada e testada pelo Metrô. Paralelamente, as estações também contarão com operadores especializados para garantir a segurança e o suporte necessário. Importante destacar que nenhum operador perderá o emprego durante essa transição, com remanejamentos para outras linhas ou funções dentro da própria Linha 15-Prata.
Capacidade
O monotrilho da Linha 15 foi projetado para transportar 48 mil passageiros por hora e por sentido, sendo considerado um transporte de média capacidade. Um BRT, por exemplo, pode transportar até 15 mil passageiros por hora em cada sentido, segundo o artigo “Avaliação do desempenho limite de corredores Bus Rapid Transit (BRT) sem ultrapassagem“. Um trem do monotrilho pode transportar cerca de mil pessoas, enquanto um ônibus superarticulado acomoda aproximadamente 223 passageiros. É apenas matemática.
Além disso, o sistema de sinalização presente em sistemas metroviários, como na Linha 15, proporciona maior previsibilidade nos intervalos, algo ausente em sistemas de ônibus.
São cerca de 139 mil passageiros em 14,6 km de extensão. No corredor São Mateus-Jabaquara, por exemplo, são 45 quilômetros de extensão em dois ramais, que transportam cerca de 290 mil passageiros por dia. Ou seja, por quilômetro, a Linha 15 já transporta mais passageiros que o saturado corredor que corta o ABC Paulista, e com possibilidade de aumento na demanda.
A Linha Prata, que enfrentou problemas no passado, como colisões e falhas frequentes, vem ganhando passageiros mês após mês, e a expectativa é que mais pessoas passem a utilizar o sistema de transporte à medida que a linha se expanda nas duas extremidades, de Vila Prudente até Ipiranga e de Jardim Colonial até Jacu-Pêssego.