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Metrô-DF troca disjuntores de trens da série 1000

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que iniciou o processo de substituição de todos os disjuntores dos trens da série 1.000, parte da frota mais antiga adquirida nos anos 1990. Essa ação faz parte de um novo protocolo de manutenção preventiva, que adicionou uma série de novos itens aos procedimentos de manutenção já existentes.

Segundo a operadora, a troca preventiva dos disjuntores começou no último sábado e está prevista para ser concluída até o final de agosto. Após a substituição, os trens passarão por mais uma etapa de testes. “A troca de todos os disjuntores será realizada, independentemente dos testes terem ou não identificado algum superaquecimento. Esta é uma recomendação do COPESE (Conselho Permanente de Segurança)”, afirmou Victor Mafra, superintendente de Manutenção.

Nos dois últimos domingos, o Metrô-DF realizou diversos testes para desenvolver novos procedimentos de manutenção. Foram inspecionados os armários elétricos e as sancas dos carros de todos os trens da série 1000, a fim de identificar possíveis pontos de superaquecimento nos painéis elétricos.

Além da inspeção visual e das medições de fuga de corrente nos capacitores, contatoras, relés e fiação dos painéis do Sistema de Ventilação, os trens foram submetidos a testes mais detalhados com o ScopeMeter, uma ferramenta robusta utilizada para avaliar desde microeletrônicos até circuitos eletrônicos de potência, com todos os dados registrados.

O objetivo é identificar possíveis pontos de superaquecimento, bem como problemas na qualidade da energia nos painéis. Os testes foram realizados com o trem em movimento, simulando condições normais de operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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