Nesta quarta-feira (21), as portas de plataforma começaram a funcionar na estação Artur Alvim.
Na mesma linha, as portas já foram instaladas nas estações Carrão-Assaí Atacadista e Patriarca-Vila Ré, que estão na fase final de comissionamento. Esse processo envolve testes e protocolos para garantir que as portas operem com segurança e em sincronia com o sistema de controle dos trens. A previsão é que essas estações iniciem a operação das portas até outubro. A instalação, automatização e comissionamento das portas são realizados durante a madrugada para não interferir na operação dos trens e minimizar o impacto no serviço.
O Metrô também informou que está trabalhando para instalar portas de plataforma em todas as estações, através de um contrato que prevê a colocação dessas estruturas em 88 fachadas laterais nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Além das estações Penha-Lojas Besni, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Pedro II, que já estão com as portas em operação na Linha 3-Vermelha, o Metrô já instalou esse recurso em todas as estações das linhas 4-Amarela e 15-Prata, que foram projetadas e construídas com essa tecnologia. A instalação também foi concluída nas 17 estações da Linha 5-Lilás, em duas estações da Linha 1-Azul (Jabaquara e Tucuruvi) e em quatro estações da Linha 2-Verde (Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã e Vila Madalena).